Entrevista com Rafael Barbosa líder da BRL Incorp

Empresário baiano, com atuação há mais de 20 anos no ramo de infra-estrutura, Rafael Barbosa é um entusiasta da tecnologia. Com 38 anos, lidera a BRL Incorp, empresa que atualmente está com captação aberta na Bloxs. Batemos um papo com ele a respeito da parceria iniciada nesta oferta e como a tecnologia vem transformando o mercado imobiliário.

Bloxs: Como está funcionando a parceria da Bloxs e do Palazzo Rio Vermelho e a BRL Incorp? Como ambas as partes saem ganhando?

Rafael Barbosa: A Bloxs é a única fintech do norte-nordeste registrada na CVM para este tipo de intermediação, que foi regulamentada recentemente, em julho de 2017. Estamos com uma captação aberta que servirá para as etapas iniciais da obra. Com este recurso vindo de investidores de todo o Brasil a nossa expectativa é criar um canal de relacionamento de longo prazo com todos eles, tendo a plataforma e seus usuários como um parceiro para os novos projetos que estão por vir. Estamos muito contentes com a aceitação da nossa captação e com o fato de termos atingido o valor muito antes do prazo previsto!

 

Bloxs: Qual a vantagem do empreendimento utilizar o crowdfunding imobiliário?

Rafael Barbosa: Conseguir entender e gerenciar o ciclo financeiro de uma incorporação imobiliária é um dos grandes desafios para empreender nesta área. Até o lançamento do projeto o incorporador desenvolve estudos, adquire o terreno, desenha o produto, aprova o projeto e investe na divulgação e comercialização. Após o lançamento, normalmente ele deve ter recursos para arcar ao menos com a terraplenagem e as fundações, até ter o financiamento liberado pelo banco. Via de regra, o dinheiro para estas etapas é do próprio incorporador ou de linhas para capital de giro, que são extremamente custosas. Através das plataformas de crowdfunding, é possível acessar recursos de investidores de todo o Brasil, de forma totalmente regular, com um custo para o incorporador que varia em função do sucesso do projeto.

 

Bloxs: É verdade que o Palazzo Rio Vermelho vai utilizar novas tecnologias em todas as fases do empreendimento? Quais são elas?

Rafael Barbosa: Sim! Após alguns anos influenciado por uma menor dinâmica econômica, acreditamos que o mercado imobiliário vai viver um período de mudanças ainda mais intensas. Temos nesta retomada novas possibilidades desde à etapa da Pesquisa de Mercado, passando pela concepção de produtos, pela forma de vender, construir, financiar e administrar os empreendimentos. Pensamos a BRL Incorp como uma empresa altamente engajada em implementar novas tecnologias no mercado imobiliário. No Palazzo Rio Vermelho poderia citar 03 inovações tecnológicas importantes para o mercado de lançamentos em Salvador: a captação de recursos via plataforma de crowdfunding, o gerenciamento dos projetos de engenharia no canteiro com código QR, e a geração de energia através do aluguel de usinas solares de forma remota.

 

Bloxs: Qual o diferencial do Palazzo Rio Vermelho e da BRL Incorp no mercado imobiliário de Salvador?

Rafael Barbosa: O Palazzo é um produto que já nasceu preparado para as mudanças que temos identificado nos anseios por melhor qualidade de vida e pela nova dinâmica social. Neste sentido, trouxemos a exclusividade de apenas 38 apartamentos, com 04 tipologias em uma mesma torre, que são extremamente complementares. Alguns exemplos: Tivemos uma cliente que comprou para morar com seus filhos, ainda pequenos, o nosso apartamento de 03 quartos (117 m2). Os seus pais, que já não necessitam de um imóvel com grandes metragens, compraram o apartamento de 01 quarto (67 m2) para estaremos mais próximo dos netos. Um outro cliente, que adquiriu a nossa cobertura, comprou também um dos apartamentos de 01 quarto (50 m2) para ter uma renda extra com aluguel. Observe que o vovô não vai precisar sair do prédio para ver o neto e o investidor não irá precisar sair de casa para negociar com os novos inquilinos! Além disso iremos construir a torre em laje plana. Com este tipo de estrutura temos menos pilares e vigas dentro do apartamento. Com as paredes internas em drywall, o cliente tem amplas possibilidades de modificar o layout do apartamento para cada momento da sua vida, acompanhando a dinâmica de cada família e as suas preferências em cada momento.

 

Bloxs: Porque investir em inovação e tecnologia?

Rafael Barbosa: Vivemos hoje em um mundo hiperconectado, onde as mudanças são cada vez mais intensas. Dou o exemplo da forma como o marketing, em função das novas mídias sociais, teve que se adaptar. Hoje é impensável lançar um empreendimento sem um trabalho bem feito nas redes sociais, ferramentas de busca e portais.

Poucos têm esta dimensão, mas o mercado imobiliário no Brasil está capitalizado em mais de R$ 10 trilhões! Apesar do alto volume, ainda temos um nível muito baixo de tecnologia influenciando as tomadas de decisão e as operações das incorporadoras, construtoras e imobiliárias. Mais importante do que o investimento em inovação e tecnologia é a coragem para implementar novidades em um mercado ainda envolto no tradicional. Na maioria das vezes os empreendimentos movimentam milhões de reais e qualquer erro representa perda relevante.

Bloxs: O que tem de mais inovador no Palazzo? Quais tipos de tecnologia serão adotadas? 

Rafael Barbosa: Além da Bloxs, a BRL assinou parceria com outras duas startups baianas. A Construcode, que desenvolveu um software de gestão de projetos de construção que converte as plantas dos projetos de engenharia em etiquetas, acessíveis por celulares e tablets. Desta maneira eliminamos os projetos impressos no canteiro e evitamos erros com versões desatualizadas e, por consequência, falhas de execução. Já a Clarke é uma empresa do setor de energia, com foco de atuação especializada na geração de energia por fontes renováveis. O Palazzo Rio Vermelho terá a geração de energia para suas áreas comuns através do aluguel de usinas solares de forma remota. A economia para o condomínio é estimada em cerca de 10% sem nenhum tipo de investimento e ainda tendo o conforto de estar gerando uma energia 100% limpa!

Bloxs: Como especialista no assunto, como você vê o empreendimento que investe em tecnologia e inovação?  

Rafael Barbosa: Não existe empresa sem cliente. Morar bem, além de necessidade, está diretamente relacionado à felicidade das pessoas. Sabemos que se trata de uma alquimia que foge a critérios objetivos. O mercado imobiliário precisa dar um passo além de onde está e tentar capturar os anseios e expectativas deste cliente que adotou novos arranjos familiares, que quer mais qualidade de vida e viver experiências diferenciadas. O empreendimento que investe em inovação larga na frente em atender este cliente, que quer e valoriza tudo isso.

 

Somos uma plataforma de crowdfunding com foco em investimento imobiliário, autorizada pela CVM. Conectamos pessoas a oportunidades de investir conjuntamente em empreendimentos imobiliários de todo o país. Tudo isso 100% online, a partir de R$ 1.000 e com a segurança do investimento em imóveis.

Deixe um comentário